Inteligência Artificial e Comunicação
- carlistorino
- 7 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

Máquina de escrever, disquete, pager, fita K-7, orelhão, lista de telefones nas Páginas Amarelas e VHS. Se você, caro leitor, tem 20 e poucos anos não deve fazer ideia do que seja tudo isso. O jeito será fazer uma busca no Google até p ver imagens.
Agora, se você que nos lê beira os 40, vai reconhecer esses nomes com certa nostalgia e talvez até sinta saudades dessas tecnologias, já bastante ultrapassadas. Mas o que elas têm a ver com a Inteligência Artificial (IA)? Por um lado, todas foram precursoras das tecnologias atuais, que evoluíram para a IA.
Então, vamos dar um passinho atrás por um momento: você sabe o que é IA? Esse é um ramo da ciência da computação, dedicado à criação de sistemas capazes de fazer tarefas, que normalmente exigiriam inteligência humana.
Esses sistemas podem incluir a capacidade de aprender com experiências anteriores, de se adaptar rapidamente a novas informações, de entender e interpretar linguagem natural. Além disso, a IA consegue tomar decisões complexas, resolver problemas rapidamente e até perceber o ambiente ao seu redor, como seres humanos.
Hoje, a IA pode ajudar na comunicação de várias formas, como mostramos abaixo:
- Tradução em Tempo Real: ferramentas e aplicativos de tradução automática permitem que pessoas que falam diferentes idiomas se comuniquem mais facilmente.
- Assistentes Virtuais: “atendentes” digitais podem responder a perguntas e oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso pode melhorar a experiência do usuário, mas “despersonaliza” o atendimento.
- Análise de Sentimentos: a IA pode analisar a comunicação em redes sociais e e-mails, para entender o sentimento dos usuários. Isso ajuda as empresas a adaptarem suas estratégias de marketing aos resultados dessa análise.
- Geração de Conteúdo: algoritmos podem criar textos, resumos ou até mesmo postagens em redes sociais, economizando tempo e recursos. É importante, porém, sempre revisar tudo e confirmar as informações pesquisadas, antes de postar qualquer texto. A IA TAMBÉM PODE ERRAR.
- Acessibilidade: ferramentas de transcrição automática e legendas em tempo real facilitam e tornam a comunicação mais acessível, para pessoas com deficiências auditivas.
- Personalização: a IA pode analisar preferências e comportamentos, para personalizar mensagens. Com isso, as informações de uma empresa, por exemplo, se tornam mais relevantes para seu público-alvo.
Certamente, essas aplicações melhoram a eficiência da comunicação, ampliam seu alcance e promovem a inclusão. No entanto, é preciso TOMAR MUITO CUIDADO com o conteúdo final.
NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, divulgue algo sem checar os dados ou correrá o risco de divulgar informações ERRADAS. Já vimos isso acontecer....
Recentemente, o relato de uma empresária da Austrália viralizou no TikTok, quando uma jovem da Geração Z se candidatou a em emprego em sua empresa. A candidata enviou um curriculo com uma carta sem nenhuma autenticidade, que parecia um "copia e cola do ChatGPT" e, pelo visto, sequer revisou o texto. Aí complica...
Por fim, um ALERTA: mesmo com toda tecnologia, nada substitui a inteligência e a criatividade humanas. Sem o devido cuidado e uma revisão minuciosa, a IA pode SIM atrapalhar a comunicação com seu público. Utilize-a com moderação e critério. Fica a dica.
Fonte:
- Portal Grupo Approach. Inteligência artificial na comunicação: como ela ajuda + 5 ferramentas.
Publicado em junho 10, 2024. https://www.approach.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-comunicacao/#:~:text=A%20IA%20pode%20automatizar%20tarefas,an%C3%A1lise%20de%20dados%20de%20campanhas
- Portal Globo.com, Pequenas empresas, Grandes Negócios. CEO mostra curriculo de candidato da Geração Z feito com IA: 'O pior que já vi'. Publicado em 28 de outubro de 2024. https://revistapegn.globo.com/redes-sociais/noticia/2024/10/ceo-mostra-curriculo-de-candidato-da-geracao-z-feito-com-ia-o-pior-que-ja-vi.ghtml
Comments